Câncer Cervical
Câncer Cervical (câncer de colo de útero)- A porção estreita e inferior do útero da mulher é chamada de colo do útero.
Essa abertura da passagem é chamada de canal cervical. Durante um período menstrual, o sangue flui do útero através do canal e para a vagina.
Produzindo muco que ajuda o esperma a se mover da vagina para o útero, o colo do útero permanece bem fechado. Conhecer a função exata e a localização do colo do útero ajudará muito ao discutirmos o câncer do colo do útero.
O câncer de colo do útero é a formação de células anormais no revestimento do colo do útero.
Normalmente, à medida que as células crescem, elas se dividem, as células velhas morrem e as novas células as substituem. Quando o processo normal pelo qual as células se dividem dá errado, massas de tecido conhecidas como tumores começam a crescer. Os tumores benignos não apresentam risco de vida e normalmente podem ser facilmente removidos permanentemente.
Eles geralmente ficam em um local e normalmente não se espalham para outras partes do corpo. No entanto, alguns tumores são malignos; estes são os que são muito mais graves, pois têm a possibilidade de se espalhar e crescer a taxas alarmantes se não forem capturados cedo.
Eles ameaçam a vida e podem ser removidos, mas às vezes crescem novamente. Quando esses tumores malignos ocorrem, eles são conhecidos como câncer.
Fatores de risco que podem contribuir para a possibilidade de desenvolver câncer do colo do útero são infecções. A principal infecção que causa câncer de colo uterino é o papilomavírus humano.
Estes são vírus comuns extremamente contagiosos. Estima-se que a maioria dos adultos tenha sido infectada pelo HPV em algum momento de sua vida devido ao contato sexual com outra pessoa com o vírus.
Pode causar alterações no colo do útero que acabarão se transformando em câncer, verrugas ou outros problemas desconfortáveis e desagradáveis. Um sistema imunológico enfraquecido terá o mesmo efeito no colo do útero ou as mulheres que tiveram muitos parceiros têm um nível de risco mais alto do que aquelas que não o têm.
Às vezes, o envelhecimento normal é um fator, geralmente ocorrendo em mulheres com mais de 40 anos.
Câncer que se espalha de seu local de origem para outra parte do corpo, o novo tumor é idêntico à célula original e, portanto, o câncer é o mesmo, independentemente da parte do corpo para a qual se espalhou.
Por exemplo: se uma mulher tem câncer de colo de útero que se espalhou para o seio, não chamaríamos esse tipo de câncer de mama, mas diríamos que as células do câncer de colo de útero estão localizadas em seu seio.
Seria tratado como câncer cervical e não câncer de mama. Se uma mulher tem sintomas decorrentes de câncer do colo do útero, ela esperou demais. Exames regulares para o câncer do colo do útero são imperativos, pois as células podem ser impedidas de se transformar em câncer do colo do útero antes dos sintomas começarem.
Hoje, o número de casos no Brasil vem caindo graças à triagem e detecção precoce.
Os médicos recomendam que sejam realizados testes regulares e exame papanicolau para encontrar o câncer de colo do útero ou células anormais que levam ao câncer do colo do útero.
A detecção precoce é o caminho para prevenir esse tipo de câncer; é tratável com uma alta taxa de sucesso; portanto, faça testes regularmente para evitar que isso se torne um grande problema.
É difícil prevenir doenças sem viver com medo, mas enquanto você observar sinais, poderá reduzir o risco de mortalidade.
… [adsneaky rows=”1″]
Seja o primeiro a comentar!